Umas das melhores invenções do homem foi à internet, mas será que utilizamos todos os recursos que ela pode nos oferecer? Será que não podemos inventar ou elaborar mais ferramentas para utilizar utilizarmos os recursos de uma forma que nos agregue realmente valor?
A internet está sendo em muitos casos sub-utilizada. Estamos ainda engatinhando como crianças, neste quesito.
Existem várias tipos de ferramentas para utilizarmos a internet. O famoso “www” é um dos tipos de ferramentas. O e-mail, skype e ftp são outros tipos de ferramentas, mas geralmente utilizamos mais o e-mail e o “www” para fazermos algo mais “complexo”. Mesmo assim, estas ferramentas são utilizadas para fins que pouco valor agregam a nossa vida, sendo mais uma diversão ou passa tempo.
Exemplos: Pornografia – sites, arquivos, programas, etc para masturbadores que não conseguem ter uma relação com outro ser humano. Até parece uma sociedade de “losers”; Bate-papo – saímos da carta e do telefone e fomos para o computador. Nossa que ótimo, agora podemos interagir com várias pessoas ao mesmo tempo etc. Mas quanto dessas conversas seria agregadoras? Alguns clientes e fornecedores de mercadorias e serviços utiliza-se deste mecanismo para realmente trabalhar e gerar negócios. Acho que esta coisa ainda tem salvação; E-mail – Das mensagens que recebemos, quantas realmente são úteis? Vide os mecanismos para identificar e-mails indesejados, na qual tem o objetivo de diminuir a nossa caixa postal com lixo eletrônico. Muitos arquivos fúteis são enviados e recebidos a todo instante. Será que somos uma geração de pessoas fúteis?
Quem utiliza desses meios pra efetuar algo agregador? Quantas pessoas acessam sites que realmente contribuam para alguma coisa útil? Quantas pessoas (física ou jurídica) utilizam-se do e-commerce? As coisas estão começando andar, espero.
Quantas vezes você já procurou alguma informação sobre degradação do meio-ambiente e os métodos a serem utilizados pelas empresas, cidadãos, governos para deixarmos o planeta menos inabitável? Quantas vezes você já procurou saber o que é necessário para diminuirmos a desigualdade social? Se você é uma pessoa que não pensa pelo menos um pouco nestes dois meros exemplos, me desculpe, mas você está sub-utilizando os meios de informação, o seu cérebro e permanecendo uma pessoa extremamente passiva. A internet não é interação? Só se for interação com a futilidade.
Não estou afirmando que não existe uma interação agregadora de valores e conhecimentos, o que existe hoje, é uma sub-utilização desta ferramenta. Se você realmente refletir, a internet não é tão interativa, como todos dizem. Podemos melhorar esta interatividade para gerarmos realmente algum beneficio para o nosso mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário