A sociedade americana está aos poucos abrindo os olhos para os problemas ambientais.
De acordo com a Consultoria Cone, 93% dos americanos acham que as empresas são responsáveis em preservar o ambiente.
Muito cômodo este ponto de vista, uma vez que as pessoas querem que alguém faça alguma coisa, mas no entanto, que não seja elas mesmas.
Parece coisa de adolescente que pensa que é crescido, mas quando a situação aperta não sabem fazer nada e pensam que os pais que devem fazer a vez deles.
Como diz a reportagem do Jornal Folha de São Paulo, feita por Denise Godoy de 27/05/07: “Os americanos perceberam que são sérios os problemas do aquecimento global, da escassez de água e da poluição. Entretanto do discurso à ação o caminho é bem longe”.
Penso que aqui no Brasil a situação não é diferente, com um agravante na minha perspectiva, pois acho que a porcentagem citada acima deve ser bem menor.
Segue mais dados da Consultoria Cone, quanto à atitude de consumo do americano:
91% dizem que têm uma imagem mais positiva de empresas ecologicamente responsáveis;
85% considerariam trocar de marca por causa de práticas ambientalmente negativas de uma empresa.
Isto até uma atitude positiva, mas não que resolva o problema. Pois, se você pressiona as empresas para terem uma atitude verde, porém você não consegue sair de sua casa sem o seu carrinho mil cilindradas, você não está colaborando ativamente para que a degradação do meio ambiente pare. É no mínimo hipócrita da nossa parte pensar que somente as empresas devem tomar atitude nesta questão.
Gostaria muito de saber qual é esta porcentagem no Brasil, uma vez que percebo que as pessoas aqui não chegaram ao patamar de consciência dos americanos, apesar desses últimos ainda estarem engatinhando em questões ecológicas.
É claro que existem exceções tanto nos EUA quanto no Brasil. Existem pessoas que possuem uma consciência ecológica muito mais aprimorada, mas quantas pessoas você conhece que recicla o lixo, tende a utilizar transportes públicos e menos poluentes, otimiza a utilização de água, energia elétrica, gás, evitando o desperdício e outras atitudes mais ecologicamente corretas, se é que você sabe que o isso significa?
Parafraseando um presidente dos EUA: Não pergunte o que as empresas podem fazer pelo meio-ambiente, e sim o que a humanidade (empresas, governos, sociedade) poderá fazer para reverter este quadro de degradação.
Acima de tudo, tome ATITUDE ATIVA. Seja PRÓ-ATIVO com a natureza. Pense que fazemos parte dela, ou seja, se ela está doente, conseqüentemente estaremos doente também, e disto para a morte completa é um passo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário